13 de janeiro de 2011

7 dúvidas sobre autobronzeadores


Autobronzeadores são uma ótima opção para quem tem dificuldades em pegar cor ou quer ficar morena sem estragar a pele. Já teve vontade de testar, mas ficou na dúvida? Respostas aqui:
1. Faz mal pra pele?
Não. O responsável pelo efeito bronze-mágico é a diidroxiacetona (DHA), um açúcar que reage com a queratina da pele, produzindo uma substância amarronzada, a melanoidina. A ação é totalmente superficial, ou seja, não faz mal nenhum à pele.

2. Qual é a diferença entre autobronzeador e câmeras de bronzeamento?

Uma coisa é totalmente diferente da outra. Enquanto os autobronzeadores agem superficialmente na queratina da pele, as câmeras simulam uma exposição ao sol: jogam irradiação de raios ultravioleta, que ativam a produção de melanina. Isso, sim, faz muito mal à pele (é como se você lagarteasse ao sol sem nenhuma proteção): envelhece e pode causar câncer.
3. A cor fica natural?
Depende da sua cor e da cor do produto que você escolher. Alguns ficam mais naturais que outros. Pode acontecer de a reação gerar uma cor meio alaranjada. Por isso, é sempre bom fazer um teste antes de passar no corpo inteiro.

4. Quanto tempo demora para fazer efeito?

A maioria dos produtos proporcionam um bom resultado com cerca de três aplicações.
5. Quanto tempo dura?
O tempo de essa camada superficial da pele se renovar. Em duas semanas o bronze já foi, por isso é preciso passar o produto com uma certa frequência.
6. Posso usar na praia?
Pode usar durante e temporada praia, mas ele não substitui o protetor solar.

7. Tem contra-indicação?

Nenhuma. Mas tem que tomar cuidado na hora de aplicar o produto para não deixar manchas na pele. Leia direitinho as instruções da embalagem e use luvas para não ficar com a palma das mãos amarelas!
E aí, animaram? Alguém já experimentou?
Beijo!