26 de janeiro de 2011

Saias longas se confirmam como tendência do Fashion Rio

Alguns meses atrás, quando o mundo da moda parecia dominado pelos mini comprimentos, grifes como Chanel Hermès propuseram um verão 2011 com algumas saias que se aventurassem sobre joelhos e tornozelos e ousassem tapar o que a moda então mostrava à exaustão. As saias longas voltaram de vez ao horizonte fashion e levantaram dúvidas: servem para todas? Confinam qualquer look em uma atmosfera seventies?
Para sorte das simpatizantes, os “saiões”, como estão sendo chamados por estes lados, apareceram em diferentes versões também na temporada carioca. Há coloridíssimos, como os daCantão, e os pretos sóbrios, como os de Walter Rodrigues. Ou seja, a peça é, sim uma das tendências mais fortes para o guarda-roupa de inverno.
Sandra Bittencourt, nossa editora de moda em Marie Claire, indica os “saiões” em modelagem mais ampla como as melhores aquisições para quem quiser aderir a essa onda. “As saias longas nunca foram tão versáteis como agora”, diz. Mas vale ficar atento a alguns detalhes: o melhor tecido para se usar no trabalho, por exemplo, é o georgete ou a seda. Os muito fininhos podem marcar ou ficar com cara de roupa de festa.  Fique de olho nas proporções: como a saia já é larga, combine com uma camiseta mais “sequinha”.
Para os dias mais frios use com maxicardigãs de tricô: “Os de tamanho 3/4, logo abaixo da cintura, são os ideais. É possível também mesclar com cashemere ou moletom mescla, uma opção mais atual e mostrada por diversas marcas”. Já com relação aos sapatos, prefira sempre os de salto mais baixo: “Rasteirinhas são ideais, bem como coturnos e botas de montaria. Salto só se for plataforma, com inspiração anos 70, mas ainda assim, não muito alto”.
Vejas alguns dos modelos apresentados:

Duas opções da Printing. O preto serviu para ressaltar as cores vivas da paleta de Márcia Queiroz

A Cantão apostou tudo em um streetwear multicolorido, com referências do grafite e algumas peças oversized

British Colony intercalou saias longas com pantalonas e bermudas-saia

Totem (à esq.), com cintura alta e listras horizontais, e Walter Rodrigues, com referências ao Oriente Médio

Filhas de Gaia (à esq.), discreta, e Alessa, com perfume 70's

Acquastudio, com suas formas arquitetônicas, e os recortes estratégicos de Melk Z-Da