30 de janeiro de 2011

Verão pede náutico

Tudo começou nos anos 20 quando a estilista Coco Chanel criou um look inspirado na vestimenta dos marinheiros e pescadores para passear por Saint-Tropez. O estilo náutico, ou navy, voltou a ser moda na década de 50, depois nos anos 80, e continua a ser aposta segura para ter um visual antenado no verão.
O perfume retrô inspirado pela tendência é o que aparece de mais interessante. As releituras possíveis incluem desde os looks básicos, que combinam a mais clássica entre as referências navy – a camiseta branca de gola canoa com listras horizontais – com jeans e peças de alfaiataria, até as versões mais elaboradas.
Foto: getty images
Quer um look mais incrementado? O vestido curtinho usado por Alexa Chung garante um visual romântico. A saia de cós mais alto escolhida pela atriz espanhola Maria Valverde, traz um dos elementos chave desse estilo: os botões dourados.Rachel Bilson apostou na paleta de cores que identificam o navy - azul-marinho, preto, branco e vermelho - e combinou a camiseta listrada com a saia e casaco estilo spencer.Muitas famosas são adeptas deste estilo ao mesmo tempo simples e elegante, e suas escolhas servem como inspiração na hora de montar um look para o dia a dia. Calças de alfaiataria ou modelos com cavalo baixo, como a escolhida pela modelo Martina Hlein, são garantia de conforto, assim como o vestido de malha usado por Sofia Coppola. As saias e vestidos longos estão super em altae são as apostas da cantora VV Brown e da top Edie Campbell.
Foto: getty images
Lembre-se que os acessórios têm papel importantíssimo na hora de montar a produção. Para estar em harmonia, vale escolher tanto peças básicas como rasteirinhas e cintos de couro quanto versões mais literais da indumentária de pescadores e marinheiros, que tragam detalhes trançados e amarrações de corda ou âncoras e argolas. Só evite usar muitas referências no mesmo look para não ficar com ar caricato!